HISTÓRIA DOS NUMEROS

O número surgiu a mais de 30.000 anos, a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar. Assim, quando os homens iam pescar ou caçar levavam consigo pedaços de ossos ou de madeira. Para cada animal ou fruto capturado, o homem fazia no osso ou no pedaço de madeira um risco.
Com a evolução do homem, que deixando de ser nômade fixou-se em um só lugar, esse passou a praticar não somente a caça e a coleta de frutos, mas também o cultivo de plantas e a criação de animais. A partir daí surgiu a necessidade de uma nova forma de contagem, pois o homem precisava controlar o seu rebanho.
Passou-se então, a utilizar pedras: cada animal representava uma. Com a evolução do homem e da matemática, surgiu a palavra cálculo, que em latim significa “contas com pedras”.
A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, mas eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.
Com o transcorrer dos séculos, a repetição de traços se tornou ineficiente e, finalmente, o sistema de numeração indo-arábico surgiu para facilitar o cálculo, e usamos até hoje.










Alunos do 4º ano matutino
Professora Andréia Masson Dambrós 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA MERENDEIRA ESCOLAR