“MARIA A MARINHEIRA” HISTÓRIA COM DOBRADURA ADAPTADA DA HISTÓRIA MARIO O MARINHEIRO.





 Para trabalhar o "Dia dos Pais" a Professora Simone Machado fez uma releitura da história "Mario o marinheiro", trabalhou com todas as turmas e conforme ia contando a história, foi realizando a dobradura da camiseta do "PAPAI". Logo após, as professoras se dirigiram até as salas de aula e terminaram a confecção da mesma.  
 Maria Marinheira adorava velejar pelos sete mares com seu barquinho. Mas Maria nunca viajava sozinha, sempre levava consigo muitas folhas coloridas e mágicas, que poderiam salvá-la de alguma situação perigosa.
- E vocês marujos querem entrar nessa aventura com Maria a Marinheira?
Então cada um de vocês irá receber também uma folha mágica e borá lá viver essa grande aventura...
Maria já está em alto mar navegando com seu barquinho, quando de repente ela avista uma ilha, com uma praia maravilhosa, e resolve atracar seu barquinho na praia, e sai para explorar a ilha.
Mas aí ela olha de um lado para o outro e percebe, não tem hotel, não tem casa, não tem cabana e nem mesmo barraca, como ela irá descansar depois de tantos dias viajando?
Então Maria lembra-se de suas folhas mágicas e resolve construir uma casa para se abrigar e descansar.
Enquanto canta a musiquinha:                
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão
Mas Maria percebeu que não poderia deixar sua casa aberta e resolveu fazer mais algumas dobraduras para deixar sua casa bem fechadinha...
Então ele levantou a aba da frente, depois levantou a aba de traz e fechou os quatro cantos com muito cuidado para que ninguém pudesse entrar em sua casa.
Tendo sua casa bem segura, Maria sai para explorar a ilha, mas o sol estava muito quente, então ela pensou minha casa mágica pode se transformar um chapéu e me proteger do sol:
                                                                                                                  
Então a casa se transformou em um chapéu de...
Marcha soldado
Cabeça de papel
Quem não marchar direito
Vai preso pro quartel
O quartel pego fogo
São Francisco deu sinal
Acode, acode, acode a bandeira nacional.
Maria Marinheira saiu pela praia para explorar, quando de repente encontrou alguns meninos brincando com pipas, logo ela pensou vou transformar meu chapéu em uma linda pipa. Abriu o chapéu e juntou a as pontinhas formando uma linda pipa, o vento mexeeu a pipa de uma lado para o outro, e de repente a Maria viu que sua pipa parecia um quadrado, então cantou e dançou:
Ado-a-ado, cada um no seu quadrado
Ado-a-ado, cada um no seu quadrado
Ado-a-ado, cada um no seu quadrado                                                                    
Em meio a sua dança, Maria perce3beu que os meninos estavam sem chapéu e que o sol estava muito quente, então ela resolveu fazer um chapéu menos para os meninos se proteger.
Em meio a tanta brincadeira com as pipas, Maria olhou ao longe e percebeu uma nuvem, negra, escura que anunciava uma grande tempestade, foi quando ela lembrou que o chapéu mágico poderia lhe ajudar, então pegou seu chapéu e puxou as duas pontas para fora e o chapéu se transformou em lindo barquinho que poderia levá-la para bem longe da tempestade.                                                                                                 
Maria saiu então em alto mar navegando seu barquinho para fugir da tempestade, mas não teve jeito ouviu ao longe um barulho de uma chuvinha bem fininha (esfregar uma mão na outra para fazer o barulho da chuva), e o barulho foi aumentando (estalar os dedos) e foi ficando ainda mais forte ( bater as mãos nas pernas)  e quando der repente o barquinho bateu contra uma pedra e quebrou a proa do barco, Maria remava desesperada tentando equilibrar o barquinho, quando ele rodopiou e bateu  a polpa do barco quebrando mais um pedaço, e pra piorar a situação o barquinho rodopiava e foi caindo de lado até bater o mastro e quebrar esse também.
                                                                                                       
Foi então que Maria entre as ondas do mar percebeu que seu barquinho estava se desmanchando, mas pêra aí, ele ta se transformando em um... Colete salva vidas!!!
Maria vestiu o colete salva vidas e nadou até a praia,mais próxima, quando ela estava na praia, lembrou que domingo será dia dos pais, então o que ela fez, pegou seu colete, escreveu  uma mensagem para seu pai, colocou dentro de uma garrafa e jogou a garrafa no mar enviando a mensagem de Feliz dia dos Pais para seu pai que estava tão longe.
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA MERENDEIRA ESCOLAR