Mamulengo

O Mamulengo é um teatro popular que teve sua origem em Pernambuco, bonecos de luva com técnicas de manipulação rápida e espetáculos populares, de improviso, com repentes e cordeis.
De acordo com Luís da Câmara Cascudo em seu “Dicionário do Folclore”, Mamulengo “é uma espécie de divertimento popular em Pernambuco, que consiste em representações dramáticas por meio de bonecos, em pequeno palco, alguma coisa elevado. Por detrás de uma empanada, esconde-se uma ou duas pessoas adestradas, e fazem que os bonecos se exibam com movimento e fala. A esses dramas servem ao mesmo tempo de assunto, cenas bíblicas e de atualidade. Tem lugar por ocasião das festividades da igreja, principalmente nos arrabaldes. O povo aplaude e se deleita com essa distração, recompensando seus autores com pequenas dádivas pecuniárias.
Os alunos do 1º ano matutino e vespertino estudaram sobre as festas juninas, e sobre a música da dança que eles irão apresentar na festa:

FLOR DE MAMULENGO
"Eu sou a flor do Mamulengo, ai, ai.
Me apaixonei por um boneco.
E ele neco de se apaixonar,
neco de se apaixonar,
neco de se apaixonar,
e ele neco.
Já estou com os nervos
À flor do pano, ai, ai
De desenganos, vou ter um treco.
E ele neco de se apaixonar,
Neco de se apaixonar,
Neco de se apaixonar,
E ele neco.
Se no teatro eu não te atar,
Boneco, juro vou me esfarrapar!
Eu não consigo viver sem teu dengo
Meu mamulengo.

Após trabalhar com a música, fizemos o Mamulengo com dobraduras e em duplas as crianças fizeram um teatro para apresentar em sala.
Aproveitamos a oportunidade e convidamos todos a participarem da nossa festa dia 14/07, e lá poderem assistir a nossa dança do Mamulengo.

Professora Andreia Zanini










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA MERENDEIRA ESCOLAR