COMPOSTEIRA

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA



EDILENE BATISTA
ELLEN DOTTA
GABRIEL COSTENARO
LARISSA NORA







TRABALHO DE EXTENSÃO DA DISCIPLINA DE GESTÃO E CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Tema:  Vermicompostagem
Professora: Dra. Adriana Biasi Vanin










Joaçaba
2016

1 Introdução
A quantidade de lixo sólido produzido traz sérios problemas ambientais, como a proliferação de vetores como moscas, baratas, ratos, bactérias, entre outros, que são capazes de transmitir varias doenças, a formação de gases tóxicos, como o metano, dióxido de carbono, ácido sulfídrico, amônia, entre outros, em decorrendo da decomposição da matéria orgânica e também a contaminação dos recursos hídricos próximos ao local, por meio da contaminação com o chorume.
Existem dois grandes grupos de resíduos sólidos: os orgânicos e os inorgânicos. Em 2010 foi instituída através da lei nº 12.305/10 a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que tem por objetivo principal acabar com os lixões e reciclar o máximo possível de materiais recicláveis. No entanto, o problema ainda persiste devido às grandes dificuldades encontradas na aplicação da política aliada ao sistema de logística reversa. 
Uma possível alternativa que poderia contribuir com a diminuição de matéria orgânica é a sua reciclagem. Os produtos do processo podem ser aplicados na agricultura como importante fertilizante natural para a obtenção de, ao mesmo tempo, um solo mais equilibrado e adequado para a agricultura. O húmus é um componente essencial para a qualidade do solo, pois contribui em vários aspectos como, por exemplo, a nutrição de qualidade para as plantas, pois possui nitrogênio, potássio e fósforo, substâncias essenciais para ajudar no fortalecimento e desenvolvimento das plantas e a prevenção de algumas doenças. No entanto, esse processo muitas vezes é lento, então, lança-se mão da fertilização química que altera o equilíbrio do ecossistema, contaminando, o solo e a água.
As minhocas aceleraram o processo de decomposição de matéria orgânica, espelhamo-nos na natureza e usufruindo dos seus benefícios, observamos seus resultados como ainda mais significativos do que uma simples compostagem, assim surgiu a vermicompostagem.
Segundo Darwin, uma das funções da minhoca, utilizado por nós como indicador, é de arar a terra, e como vantagem, essa aração não compacta a terra e nem gasta combustível. É juntamente com esse processo que as minhocas colaboram também para uma boa adubação do solo, produzindo um composto orgânico de alta qualidade. O processo de adubação das minhocas proporciona um destino diferente do lixo para compostos orgânicos, e ainda tem a vantagem de ser um composto com características melhores que o esterco.
Diante do presente contexto, o objetivo principal deste trabalho é apresentar uma alternativa no controle dos resíduos orgânicos produzidos em uma escola da região com o intuito de promover a conscientização ambiental.
2 Objetivos
2.1 Objetivo geral
O objetivo central do trabalho consiste em promover um auxílio no processo de educação ambiental em uma escola publica na cidade de Ouro-SC, por meio da implantação de um modelo de separação de resíduas sólidos orgânicos com posterior vermicompostagem.
2.2 Objetivos específicos
Para detalhamento do trabalho a partir do objetivo central foram delimitados os seguintes objetivos:
       Proporcionar uma prática de educação ambiental na comunidade escolar envolvida;
        Contribuir com o processo de conscientização da comunidade escolar envolvida no projeto sobre a problemática que envolve os resíduos sólidos urbanos e em especial os orgânicos;
       Mostrar a vermicompostagem como forma de tratamento dos resíduos sólidos orgânicos;
       Aproximar a UNOESC – Joaçaba da comunidade;
       Propiciar ao acadêmico do curso de Engenharia Química da 5ª fase a oportunidade de exteriorizar os conhecimentos adquiridos no componente curricular de Gestão e Ciências do Ambiente.
2.3 Dados da escola:
ESCOLA MUNICIPAL FELISBERTO VILARINO DUTRA - OURO- SC
RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA, Nº 208
BAIRRO PARQUE E JARDIM OURO
Diretora: Edinéia Rech Schlindwein;
Turma em que será aplicado o projeto:ano matutino, com 20 alunos, na faixa etária de 10 e 11 anos.
FONE: (49) 3555-3625
3 Revisão literária
A compostagem é uma forma de tratamento de resíduos orgânicos, através da decomposição do mesmo, que pode ser feito em nossa própria residência, transformando dessa maneira, o que iria para o lixo em adubo de qualidade para a horta. Já a compostagem com minhocas, ou vermicompostagem, tem o mesmo princípio de decomposição mas com o auxílio de minhocas que aceleram o processo, além do húmus formado ser de melhor qualidade.
4 Material e métodos
A metodologia utilizada neste trabalho correspondeu a uma pesquisa bibliográfica onde se objetivou um melhor embasamento teórico e um aprofundamento nos conceitos básicos que envolvem meio ambiente, educação ambiental, resíduos sólidos e vermicompostagem.
            Os materiais utilizados para fazer a vermicompostagem são:
       Três baldes
       Uma torneira
       Um ancinho
       Repelente natural
       Folhas secas
       Terra e matéria orgânica
       Minhocas (minhocário)
5 Referências
Como fazer uma composteira em casa. Disponível em: <http://mdemulher.abril.com.br/familia/m-trends/passo-a-passo-como-fazer-uma-composteira-em-casa>. Acesso em: 29 set. 2016.

 


O que é uma composteira e como elas podem revolucionar a lógica do lixo orgânico. Disponível em:<http://www.umanosemlixo.com/2015/07/o-que-e-uma-composteira-domestica-de-minhocas-e-para-que-serve-e-como-elas-funcionam.html>. Acesso em: 04 out. 2016.


Uso de Degradadores Biológicos na Aceleração do Processo de Compostagem dos Resíduos Orgânicos Vegetais e Palhas de Embalagem – Estudo de Caso na CEASA-CURITIBA. Disponível em: <http://www.ceasa.pr.gov.br/arquivos/File/TCC_USO_DEGRADADORES_BIOLOGICOS.pdf>. Acesso em: 04 set. 2016.

Vantagens da Vermicompostagem Sobre a Compostagem Tradicional. Disponível em: <http://www.fap.com.br/fapciencia/010/edicao_2014/008.pdf>. Acesso em: 05 out. 2016.

Vermicompostagem. Disponível em: <http://www.epdrs.pt/site/sites/default/files/docs/vermicompostagem.pdf>.  Acesso em: 05 out. 2016.

VERMICOMPOSTAGEM:potencializando as funções das minhocas. Disponível em: <http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Agriculturas_V12_N1_Artigo_3_Vermicompostagem.pdf>. Acesso em: 05 out. 2016.




VERMICOMPOSTAGEM
MATERIAL UTILIZADO
Para o minhocário
Folhas secas
Cascas de ovos
Terra
Minhocas
Composteira
Três baldes
Uma torneira
Um ancinho
Repelente natural
Um pouco de terra
Minhocário
MÃOS À OBRA - COMPOSTEIRA
1º PASSO: Para a nossa Composteira usaremos 3 baldes nesse formato, previamente limpos. (Pode ser qualquer outro modelo desde que tenha tampa)
2º PASSO: um dos baldes será o depósito de chorume, por isso precisa ter uma tampa com buracos pequenos, recomenda-se que seja de no máximo 3 mm. Também precisa ser instalada uma torneira para captação desse líquido e utilização.
3º PASSO: no segundo balde, cortar a tampa próximo ao encaixe do balde, liberando o espaço pra ser encaixado o terceiro balde. Também fazer furos na parte inferior entre 6 e 7 mm.
4º PASSO: no terceiro e último balde, será feito furos nas partes inferiores e superiores do balde, também em torno de 6 à 7 mm.
5º PASSO: montamos a estrutura da nossa composteira, ela ficará dessa maneira.
Essa composteira funciona num sistema de vai-e-vem de minhocas, pois há passagem entre os dois baldes superiores. Dessa forma, nos começaremos enchendo o balde superior com o resíduo orgânico e assim que o mesmo estiver completo, substituiremos o balde superior pelo do meio, que estará apenas com terra. Observaremos nessa troca que, as minhocas depois que terminar o alimento no balde do meio, subirão através dos buracos à procura de mais alimento, e assim continuamente o processo será. O balde com a torneira funcionará como depósito de chorume e precisa ser esvaziado pelo menos uma vez por semana ou pelo menos checado. Para utilização do chorume, dilui-se uma porção do mesmo para dez de água.
MÃOS À OBRA – MINHOCÁRIO
1º PASSO: Para o nosso Minhocário usaremos um recipiente simples com uma tampa para armazenamento. Faça alguns furos na tampa para que passe oxigênio.
2º PASSO: Coloca-se um pouco de terra no pote, de preferência um pouco úmida mas sem exageros.
3º PASSO: Acrescenta cascas de ovos e folhas secas.
4º PASSO: Por último acrescente as minhocas. Nesse manual usaremos as vermelhas pois são as mais recomendadas.
A escola receberá as minhocas vermelhas e após um mês estará podendo doar elas, já que elas se reproduzem muito fácil e rápido.

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